ES ES

Tratamentos - Varizes

Tratamentos - Varizes

O que são varizes?

Varizes são veias tortuosas e permanentemente dilatadas, apresentando saliências na pele. Elas causam deformidades estéticas e podem levar a sintomas como sensação de peso e cansaço, pernas inchadas e calor (edema), que se acentuam em dias quentes e no final do dia. Nas mulheres, os sintomas podem acentuar-se em épocas menstruais e durante a gravidez. Em alguns casos, pode ser relatado formigamento e cãibras.

Já as micro-varizes são pequenas veias tortuosas ou retilíneas que não causam saliências na pele. Elas constituem um problema estético, mas não ocasionam outras complicações.

As telangiectasias são “varicoses” ou pequenas “aranhas”: trata-se de vasos muito finos que constituem um problema estético, sem sintomas importantes.

Clique abaixo para saber mais sobre:

Causas mais comuns

Os principais fatores relacionados são:

• Idade: varizes são mais comuns com o passar do tempo;

• Sexo: mulheres são mais afetadas;

• Hereditariedade;

• Postura: períodos prolongados em pé ou sentado com as pernas para baixo, especialmente em decorrência de atividades profissionais;

• Obesidade;

• Gravidez, anticoncepcionais e terapia de reposição hormonal;

• Dieta e hábitos intestinais: a baixa ingestão de fibras, que causa constipação, é apontada como fator associado às varizes.

As principais complicações
As varizes podem levar a manchas nas pernas e pés, descamações da pele e sangramentos. Tornam a pele mais sensível, machucando mais facilmente, e podendo ocasionar a formação de ulcerações (feridas) de difícil cicatrização. Os portadores de varizes podem apresentar infecções de pele (erisipelas, celulites). Em casos mais complicados o sangue pode coagular no interior das veias, originando flebites ou tromboses.
Tratamento clínico
A forma clínica de tratamento tem como objetivo o alívio dos sintomas bem como prevenção de complicações. Este pode ser feito através do uso de medicamentos e meias elásticas adequadas conforme cada caso.
Tratamento cirúrgico
O tratamento cirúrgico e microcirúrgico das varizes são considerados o padrão ouro de tratamento e este pode ser feito associado com termoablação de veia safena através do uso do LASER ou radiofrequência.
Termoablação
A termoablação das veias safenas é um procedimento realizado pela clínica Pró-Circulação - Dr. Eduardo S. Da Matta e tem como característica ser de natureza minimamente invasiva realizado por meio de uma punção ecoguiada ou micro corte que visa obter o fechamento da veia de uma forma menos traumática, causando diminuição no sangramento, inchaço e dor no pós operatório. Este método permite que o paciente tenha recuperação mais rápida retornando precocemente a suas atividades laborais.
Escleroterapia

A escleroterapia é um procedimento utilizado no tratamento de vasos sanguíneos visando a obliteração deste vaso. Um líquido ou espuma, chamados esclerosantes, são injetados através de micro agulhas. Este líquido provoca uma alteração na célula do vaso fazendo com que ele desapareça.

A escleroterapia pode ser realizada em vasos de pequeno calibre (“varicoses”, pequenas “aranhas”) ou de maior calibre (varizes).

Na clínica Pró-Circulação o Dr. Eduardo S. Da Matta realiza o procedimento de escleroterapia através de vários métodos:

• Escleroterapia convencional com glicose 75%;
• Crioescleroterapia;
• Eletroescleroterapia associada ao tratamento convencional (V-Eraser)
• Escleroterapia com espuma;
• Macroescleroterapia com espuma ecoguiada.

Sistema de Resfriamento a ar (Air-cooling system)
A Pró-Circulação - Dr. Eduardo S. Da Matta utiliza o sistema de resfriamento (Air-cooling system) para promover mais conforto e segurança durante o procedimento.
Clínica Pró-Circulação - Dr. Eduardo S. Da Matta © 2013 - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Pop-Up Digital